» A Federação » CEAF-AM » Ouvidoria » Regulamento Geral de Competições » Poderes da FAF » Estatuto » Presidência » Diretoria » Conselho Fiscal
Amazonense Feminino 2017 Amazonense Série B 2017 Campeonato Amazonense Sub-16 2017 Campeonato Amazonense Sub-18 2017
» Curso de Arbitragem » Escalas de Arbitragem » Relação dos Árbitros
» Composição » Corregedoria » Editais » Portarias » Resoluções » Resultado de Julgamento » Decisões » Punições » Acordãos » Notícias » Atos da Corregedoria » Tabela de Taxas, Custos e Emolumentos » Contato
» Galerias » Vídeos
» Fale Conosco » Fale com o Presidente

CLUBES
Enviar por e-mail Compartilhar Imprimir

São Raimundo

Nome: São Raimundo Esporte Clube

Alcunhas: Tufão da Colina, Tufão, Mundico, São Rai, Alvi-Celeste da Colina
Torcedor/Adepto: São-raimundense, Alvi-celeste (Colinense)
Mascote: Tufão
Fundação: 18 de novembro de 1918
Mando de Jogo: Colina
Capacidade (mando): 11.000  Pessoas
Presidente:
Treinador: -
Patrocinadores: TECON Construtora, Academia Hiper Sport, Jornal A Crítica/ Núcleo Craque, Rodviários, Governo do Amazonas, Academia Cheik Club, VICAL Transportes
Títulos: Regionais
               Copa Norte: 3 Títulos (1999), (2000), (2001)
 
               Estaduais
               Campeonato Amazonense: 7 Títulos (1961), (1966), (1997), (1998), (1999), (2004), (2006)
 
               Torneio Início: 4 Títulos (1956), (1963), (1998), (2005)
 
               Taça Cidade de Manaus: (2006)
 
               Taça Estado do Amazonas: (2006)
 
 
 
O São Raimundo Esporte Clube (mais conhecido apenas como São Raimundo de Manaus) é um clube de futebol brasileiro com sede na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas. Foi fundado oficialmente em 18 de novembro de 1918, a partir do então Risófolis Clube Recreativo, que havia sido criado em 1915, e foi batizado em homenagem ao bairro homônimo na capital amazonense.
 
É um dos principais clubes do Amazonas, tendo conquistado 7 Campeonatos Amazonense e 3 Copas Norte - sendo recordista de títulos neste antigo torneio regional. Possui também 1 vice-campeão da Campeonato Brasileiro da Série C. Entre outros feitos, o Tufão foi o único do clube amazonense a ter participado de um torneio internacional oficial, a Copa Conmebol de 1999, do qual acabou sendo semifinalista. O clube ainda participou por oito vezes da Copa do Brasil.
 
O São Raimundo Esporte Clube foi fundado oficialmente no dia 18 de novembro de 1918, logo após do fim do "boom" da Borracha em Manaus. O nome deve-se ao bairro, que por fim deve este nome ao santo, São Raimundo Nonato, que nasceu em 1204, na Espanha. O bairro em Manaus foi, por muito tempo, latifúndio da Igreja Católica, no século XIX, até que emigrantes nordestinos viessem lá residir. São Raimundo está localizado à 200 metros do Centro Antigo de Manaus, separado deste pela Ponte Fábio Lucena, que só foi inaugurada em 1986.
 
Em 1915, Francisco Rebelo e o Professor Assis fundam o Risópolis Clube Recreativo. Mais tarde, em maio de 1918, mudam o nome para Risofóles, que meses depois acaba transformando-se finalmente num nome que identificasse o proletário bairro, daí o nome de São Raimundo.
 
Fundadores
 
Alguns dos fundadores do São Raimundo são: Sr. Belmiro Costa, Sr. Olímpio Carvalho, Sr. Carlos Frederico, Sr. José Quincas, Sr. Vidal, Sr. Sena e Sr. Queiróz. O presidente desse novo clube era o "batalhador" Francisco Rebelo.
 
A Primeira sede do São Raimundo localizava-se na mesma "rua da Ponte", a rua 5 de setembro. Antes desta data, as reuniões eram em locais aleatórios.
 
O São Raimundo só chegou na Primeira Divisão da antiga FADA em 1955, disputando no ano seguinte junto aos "grandes" de Manaus. Dono de uma torcida apaixonada, que mesmo quando o São Raimundo deixou de participar dos campeonatos amazonenses (de 1980 a 1983 e 1994 e 1995) nunca deixou de torcer pelo seu time e em ter esperança de sua volta aos gramados.
 
O São Raimundo, atuando a apenas 5 anos no profissionalismo arrebatou o Campeonato Amazonense de 1961. O outro título viria 5 anos depois, em 1966, sendo o primeiro campeão profissional do Amazonas, que neste campeonato tinha a recém criada FAF (Federação Amazonense de Futebol). Esse campeonato só terminou em 1967.
 
Durante muitos anos, o "Tufão" foi o dono da quarta maior torcida do estado, atrás de Nacional, Rio Negro e Fast Clube. Com a sua definitiva volta aos estádios em 1996, o clube fez com sua torcida crescesse bastante e pode-se dizer hoje que está no mesmo nível do Nacional e do Rio Negro.
 
Após o titulo estadual de 1966, o clube passou por diversas crises econômicas. Tanto é que nos anos 1980, o clube quase vendeu seu estádio e o mesmo quase fecha suas portas. Algo que não se concretizou.
 
 
Hino
 
Avante, avante, avante!
Clube do meu coração!
Tua torcida é sincera,
E cheia de emoção.
 
Vibra com o azul do céu,
Levando o branco da paz
e da harmonia,
Gritando: Tufão, Tufão, Tufão!
Numa explosão de amor e alegria! (Bis).
 
São Raimundo, tu me fascinas,
No campo ou em qualquer lugar,
Vem do alto da Colina,
A força para lutar!
 
Vamos meu clube querido,
Pro gramado com muita união!
Buscando novas alegrias,
Mostrando que és o campeão!

Av. Constantino Nery, 282 - Centro.

Telefone: (92) 3232-9491

© 2015-2016. Federação Amazonense de Futebol.

Todos os direitos reservados.