» A Federação » CEAF-AM » Ouvidoria » Regulamento Geral de Competições » Poderes da FAF » Estatuto » Presidência » Diretoria » Conselho Fiscal
Campeonato Amazonense 2018 Amazonense Série B 2017
» Curso de Arbitragem » Escalas de Arbitragem » Relação dos Árbitros
» Composição » Corregedoria » Editais » Portarias » Resoluções » Resultado de Julgamento » Decisões » Punições » Acordãos » Notícias » Atos da Corregedoria » Tabela de Taxas, Custos e Emolumentos » Contato
» Galerias » Vídeos
» Fale Conosco » Fale com o Presidente

CLUBES
Enviar por e-mail Compartilhar Imprimir

Sul América EC.

Nome: Sul América Esporte Clube

Alcunhas: Trem da Colina, O Time da Glória, Bicolor Amazonense, Sulão
Fundação: 1 de maio de 1932
Localização: Manaus - AM
Mando de jogo: Colina
Capacidade (mando):
Presidente: Luiz Monteiro da Costa.
Treinador: 
Patrocinador: Posto Brasília
Títulos: Campeonato Amazonense: 2 Títulos (1992), (1993)
 
               Torneio Início: 5 Títulos (1961), (1977), (1987), (1989), (1993)
 
               Taça Amazonas: (1977)
 
 
O Sul América Esporte Clube é um clube brasileiro de futebol da cidade de Manaus no Estado do Amazonas. Foi fundado em 1º de maio de 1932. Seu uniforme é camisa com listras verticais brancas e vermelhas, calção branco e meias brancas. Seu mascote é o Trem da Colina. Realiza as suas partidas no Estádio Roberto Simonsen (SESI) e nos Estádios Ismael Benigno, a Colina, SESI com capacidade de 5.000 lugares e Colina, 11.000 lugares. Seu campo de treinamentos é localizado no bairo da Glória, Zona Oeste da cidade, na Rua São Bento.
 
Os seus atletas foram integrantes do Serra Azul, clube amador que é considerado o clube que originou o atual Sul América, que fora fundado em primeiro de maio de 1932. Seu primeiro uniforme foi azul e branco.
 
O Serra Azul não tinha sede e nem diretoria, sendo um clube existente apenas no nome e na mente de seus criadores, que poderia a qualquer hora deixar de existir; mas, no dia 1° de Maio com a maioria jogadores do Serra Azul e alguns do São Raimundo foi fundado o Sul América.
 
Nome
 
Há alguns anos antes do início da Segunda Guerra Mundial por um grupo de jovens do Bairro da Glória e do São Raimundo, na Zona Oeste de Manaus, e que pensando em de fato criar um nome de clube e que este valorizasse a América do Sul, pelo lado patriótico extensivo a todos os países do continente meridional, logo foi fundado o Sul América Esporte Clube, que só veio conquistar títulos no futebol em 1992 e 1993, quando formou um verdadeiro time de grande força com o apoio de grandes empresarios locais. A primeira bandeira do clube foi feita pela Sulamericanas "Coló" e "Nena".
 
Outra versão para o nome é a de que o atleta Raimundo Verçosa teria sugerido o nome ao recordar de um clube argentino ou uruguaio que tinha tal nome, este era goleiro do São Raimundo.
 
 
Hino
 
É o trem da Colina que chegou 
Sua raça e toda a massa alegria e mais fervor 
É o Trem da Colina que ultrapassa 
A conquista de uma taça 
Para mostrar o seu valor
 
Sou Sul América, eu sou! 
E da Glória desenho o meu caminho 
No estádio não estou sozinho 
Busco a vitória com emoção 
Desde 1932 que mantenho a tradição
 
Sou Sul América, eu sou! 
E a Glória é meu berço de amor 
No futebol sou o primeiro 
Mais um guerreiro de prontidão 
Eu tenho a força de uma raça 
Sou mil em um, sou campeão.
 
Composição: Isaac Júnior

Av. Constantino Nery, 282 - Centro.

Telefone: (92) 3232-9491

© 2015-2016. Federação Amazonense de Futebol.

Todos os direitos reservados.