A FLORESTA É A BOLA DA VEZ
NOTÍCIAS
08.07.2020 - 22:50  |  Webinar !

Com recorde de inscritos, Webinar sobre Arbitragem é sucesso de audiência

www.cbf.com.br

Quase 16 mil pessoas se inscreveram para assistir palestras sobre a linha de atuação dos árbitros brasileiros, regras, VAR e os protocolos de retorno

 O Webinar desta quarta-feira (8) foi diferente e especial. Em sua nona semana, o evento contou com ensinamentos importantes sobre a linha de atuação de arbitragem, trazendo conceitos, exemplos, novidades das regras e explicações valiosas para os amantes de futebol. As palestras foram conduzidas por profissionais da CBF, como Leonardo Gaciba, Presidente da Comissão de Arbitragem, Alicio Pena, vice da CA, Ricardo Almeida, secretário do setor, e Giulliano Bozzano, Dir. Presidente da ENAF.

 

Com quase 16 mil pessoas cadastradas, a roda de conversas foi feita direto da sede da CBF, no auditório, e teve todos os cuidados indicados pelos órgãos de saúde. Desta vez, foram 13.500 visualizações, pico de 2.598 simultâneos, e 3.128 membros na comunidade do Webinar do Telegram.

 

Assim como nas outras semanas, a abertura foi conduzida por Walter Feldman, Secretário-Geral da CBF, e a mediação por Diogo Netto, Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Confederação. Feldman iniciou a transmissão, que é feita de forma online e gratuita pela CBF TV, falando sobre os ensinamentos da arbitragem, a importância deste Webinar e da atuação dos árbitros. Ele ainda lembrou da campanha sobre respeito à arbitragem, feita pela CBF no ano passado. Foi citado ainda o trabalho de Leonardo Gaciba, a implementação do VAR e muitas outras ações para aumentar o patamar dos profissionais brasileiros.

 

Iniciando as apresentações, Gaciba fez um discurso de abertura sobre todo trabalho que vem sendo desenvolvido e a importância disso para os árbitros do país. Depois, apresentou um vídeo sobre os temas que seriam debatidos, como regras de toque de mãos, entradas e disputas, uso dos braços, impedimentos, faltas táticas, alteração nas regras, projeto de VAR no Brasil e o protocolo de retorno. O material foi baseado no livro de regras de 2020/21, conceitos e orientações da FIFA, protocolo do VAR e análise de vídeos do futebol brasileiro.

O presidente da comissão de arbitragem explicou, com exemplos em vídeo, algumas das regras mais discutidas do futebol brasileiro, apresentando situações diversas e como os árbitros são instruídos a fazer as marcações. Acompanhado de Alicio Pena, vice-presidente do departamento, ambos falaram ainda sobre as novas regras feitas pela FIFA e que estão presentes no livro de regras de 2020/21.

 

Já na reta final de Webinar, Leonardo Gaciba e Pena começaram a falar sobre os protocolos e atuação do VAR, apresentando um vídeo que mostrou diversas situações em que os árbitros consultaram o vídeo e como é feita a comunicação. Também apresentaram números do primeiro ano de ação, analisando os dados e a evolução durante a última temporada.

 

A apresentação, que recebeu diversos elogios dos espectadores durante as 4 horas de transmissão, foi finalizada com os protocolos de retorno para a arbitragem, que fazem parte do plano da CBF para a volta segura do futebol brasileiro, e outros procedimentos que são ou serão padrões, como combate ao racismo, postura do quarto árbitro e punições disciplinares durante uma partida. O planejamento levou em conta a segurança, saúde e realidade dos profissionais. Gaciba também exaltou a iniciativa da Confederação e do presidente Rogério Caboclo em conceder auxílio financeiro aos árbitros.

Entre os cuidados para os membros da arbitragem após o retorno dos campeonatos da CBF estão testes de Covid-19 em todos os profissionais, acompanhamento para saber sobre a saúde deles, protocolo de viagens, restrições na sala do VAR e mais. Em breve, como informado no Webinar, tudo será disponibilizado.

 

 

Video da transmissão do Webinar, clique aqui

 

Fonte: www.cbf.com.br

 

AssCom/FAF

MAIS NOTÍCIAS
CURTA NO FACEBOOK
RECEBA TODAS AS NOVIDADES DA FEDERAÇÃO AMAZONENSE DE FUTEBOL NO SEU E-MAIL.

© 2015-2024. Federação Amazonense de Futebol. Fundada em 26 de setembro de 1966 - Todos os direitos reservados.