» A Federação » CEAF-AM » Ouvidoria » Regulamento Geral de Competições » Poderes da FAF » Estatuto » Presidência » Diretoria » Conselho Fiscal
Amazonense Feminino 2017 Amazonense Série B 2017 Campeonato Amazonense Sub-16 2017 Campeonato Amazonense Sub-18 2017
» Curso de Arbitragem » Escalas de Arbitragem » Relação dos Árbitros
» Composição » Corregedoria » Editais » Portarias » Resoluções » Resultado de Julgamento » Decisões » Punições » Acordãos » Notícias » Atos da Corregedoria » Tabela de Taxas, Custos e Emolumentos » Contato
» Galerias » Vídeos
» Fale Conosco » Fale com o Presidente

A Federação
Enviar por e-mail Compartilhar Imprimir

Fundada no dia 26 de setembro de 1960, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) .é Presidida atualmente por Dissica Valério Tomaz, é a entidade que controla o esporte no Amazonas e representa os clubes do Estado na CBF. Sua fundação foi motivada pela briga entre a ACLEA (Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas) e a antiga F.A.D.A.

 

A FAF teve como fundadores Ismael Benigno (São Raimundo Esporte Clube), Joaquim Paulino Gomes (Nacional Futebol Clube), Agnelo Amorim (Atlético Rio Negro Clube), Orleans Tupinambá Nobre (Nacional Fast Clube), Dr. Arthur Teixeira Alves (América Futebol Clube), Damião Ribeiro (Sul América Esporte Clube), Manoel Marques (União Esportiva Portuguesa), Raimundo Nonato da Silva Mota, Luiz Alberto Aguiar, João Batista Guerra, Mário Bittencourt Guimarães, Luiz Gonzaga de Souza e Dr. Flaviano Limongi - eleito o primeiro presidente da entidade.

 

Antes de ganhar esta denominação, o futebol do Amazonas teve várias ligas: Liga Amazonense de Football - fundada em 15 de janeiro de 1914 e em janeiro de 1916 passou a ser denominada Liga Amazonense de Sport Athléticos (LASA), que durou apenas 1 ano - e Federação Amazonense de Desportos Atléticos (F.A.D.A), que foi fundada em 21 de Novembro de 1917, tendo como primeiro presidente o Dr. Aristóteles Melo.

 

Nos seus primeiros anos, a entidade levou a Seleção Brasileira para inaugurar o Vivaldão - maior estádio de futebol de Manaus. Em 2014 o antigo Estádio Vivaldo Lima foi demolido para dar espaço à Arena da Amazônia, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

 

Desde 1914 até os dias atuais é realizado o Campeonato Amazonense de Futebol, que decide o campeão estadual entre os clubes profissionais da modalidade e define os representantes amazonenses na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro. Até 1963 o torneio era amador, só em 64 torna-se profissional e em 1967 começa a ser organizado pela FAF.   

 

Todas as ligas do futebol amador dos municípios do interior do Amazonas são filiadas a FAF. Anualmente acontece a Copa dos Rios, torneio que mais movimenta público de futebol no interior. Na capital Manaus, a Federação é totalmente desligada do futebol amador.

 

A trajetória mais marcante foi no tempo de Flaviano Limongi, que obteve conquistas memoráveis para o futebol local.

 

Assessoria/FAF.

 

 

 

Av. Constantino Nery, 282 - Centro.

Telefone: (92) 3232-9491

© 2015-2016. Federação Amazonense de Futebol.

Todos os direitos reservados.