É um dos principais clubes do Amazonas, tendo conquistado 7 Campeonatos Amazonense e 3 Copas Norte - sendo recordista de títulos neste antigo torneio regional. Possui também 1 vice-campeão da Campeonato Brasileiro da Série C. Entre outros feitos, o Tufão foi o único do clube amazonense a ter participado de um torneio internacional oficial, a Copa Conmebol de 1999, do qual acabou sendo semifinalista. O clube ainda participou por oito vezes da Copa do Brasil.
O São Raimundo Esporte Clube foi fundado oficialmente no dia 18 de novembro de 1918, logo após do fim do "boom" da Borracha em Manaus. O nome deve-se ao bairro, que por fim deve este nome ao santo, São Raimundo Nonato, que nasceu em 1204, na Espanha. O bairro em Manaus foi, por muito tempo, latifúndio da Igreja Católica, no século XIX, até que emigrantes nordestinos viessem lá residir. São Raimundo está localizado à 200 metros do Centro Antigo de Manaus, separado deste pela Ponte Fábio Lucena, que só foi inaugurada em 1986.
Em 1915, Francisco Rebelo e o Professor Assis fundam o Risópolis Clube Recreativo. Mais tarde, em maio de 1918, mudam o nome para Risofóles, que meses depois acaba transformando-se finalmente num nome que identificasse o proletário bairro, daí o nome de São Raimundo.
Fundadores
Alguns dos fundadores do São Raimundo são: Sr. Belmiro Costa, Sr. Olímpio Carvalho, Sr. Carlos Frederico, Sr. José Quincas, Sr. Vidal, Sr. Sena e Sr. Queiróz. O presidente desse novo clube era o "batalhador" Francisco Rebelo.
A Primeira sede do São Raimundo localizava-se na mesma "rua da Ponte", a rua 5 de setembro. Antes desta data, as reuniões eram em locais aleatórios.
O São Raimundo só chegou na Primeira Divisão da antiga FADA em 1955, disputando no ano seguinte junto aos "grandes" de Manaus. Dono de uma torcida apaixonada, que mesmo quando o São Raimundo deixou de participar dos campeonatos amazonenses (de 1980 a 1983 e 1994 e 1995) nunca deixou de torcer pelo seu time e em ter esperança de sua volta aos gramados.
O São Raimundo, atuando a apenas 5 anos no profissionalismo arrebatou o Campeonato Amazonense de 1961. O outro título viria 5 anos depois, em 1966, sendo o primeiro campeão profissional do Amazonas, que neste campeonato tinha a recém criada FAF (Federação Amazonense de Futebol). Esse campeonato só terminou em 1967.
Durante muitos anos, o "Tufão" foi o dono da quarta maior torcida do estado, atrás de Nacional, Rio Negro e Fast Clube. Com a sua definitiva volta aos estádios em 1996, o clube fez com sua torcida crescesse bastante e pode-se dizer hoje que está no mesmo nível do Nacional e do Rio Negro.
Após o titulo estadual de 1966, o clube passou por diversas crises econômicas. Tanto é que nos anos 1980, o clube quase vendeu seu estádio e o mesmo quase fecha suas portas. Algo que não se concretizou.
Hino
Avante, avante, avante!
Clube do meu coração!
Tua torcida é sincera,
E cheia de emoção.
Vibra com o azul do céu,
Levando o branco da paz
e da harmonia,
Gritando: Tufão, Tufão, Tufão!
Numa explosão de amor e alegria! (Bis).
São Raimundo, tu me fascinas,
No campo ou em qualquer lugar,
Vem do alto da Colina,
A força para lutar!
Vamos meu clube querido,
Pro gramado com muita união!
Buscando novas alegrias,
Mostrando que és o campeão!