A Federação Amazonense de Futebol (FAF) segue com o propósito de investir na qualificação de seus diretores e colaboradores. Nesta semana, o Diretor de Competições Adjunto da entidade, Thiago Durante, participa do primeiro módulo internacional do programa CBF Masters, em Lisboa, capital de Portugal.
Neste módulo na capital portuguesa, Durante tem acompanhado aulas e palestras, além de visitas técnicas em estruturas dos principais clubes da cidade, como a Academia Cristiano Ronaldo e o Estádio José Alvalade, ambos do Sporting.
“Estamos conhecendo uma realidade diferente, de clubes totalmente estruturados, com uma gestão eficaz e estruturas incríveis. Isso tem contribuído muito para o nosso desenvolvimento profissional. O que mais tem chamado a nossa atenção aqui é o nível de profissionalismo, o nível de ciência aplicada dentro dos clubes, com pilares e investimentos muito bem definidos, eles conseguem fazer do futebol português potências em formação esportiva", destacou.
Ao longo desse primeiro módulo internacional, Thiago Durante também participará de visitas em estruturas do Benfica e da Federação Portuguesa de Futebol. O diretor da FAF avaliou como a experiência e o conhecimento adquiridos podem ser aplicados na gestão do futebol amazonense.
“Claro que a diferença estrutural e econômica dos clubes portugueses em relação aos clubes amazonenses é muito grande, mas existem ferramentas de gestão aqui aplicadas que nós podemos levar para o futebol amazonense, fazendo com que a gente melhore os processos do nosso futebol e que possamos fazer algo diferente, principalmente visando a formação esportiva dos nossos atletas e melhorando a gestão dos nossos clubes", declarou Thiago Durante.
Outra figura importante do futebol amazonense que também participa do CBF Masters ao lado de Durante é o presidente do Instituto 3B, equipe que está na elite do Brasileirão Feminino, Bosco Brasil Bindá. Ambos são os únicos amazonenses da turma.
Programa CBF Masters
Com professores renomados, aulas presenciais concentradas e imersão internacional em Portugal, Espanha, Suíça e EUA, o CBF Masters é um programa de formação executiva que ensina e fortalece nos estudantes, as habilidades necessárias para administrar e operar um gestões esportivas rentáveis.
O próximo módulo internacional do programa será Madrid, na Espanha, e tem como foco a discussão acerca da organização e gestão de grandes eventos e arenas esportivas. Intitulado “O Modelo Norte-americano: Estrutura e Fundamentos do Esporte como Entretenimento”, o terceiro módulo será um espaço de estudos e debates acerca do modelo norte-americano de estruturação dos esportes e de organização dos eventos esportes.
Por fim, o quarto módulo internacional será realizado na Suíça, na capital Zurique, e oferecerá a oportunidade de explorar o impacto das organizações internacionais nas políticas esportivas e auxiliará a identificar caminhos para fortalecer a ética e a governança no esporte global