Na tarde desta terça-feira (28/02/2023), o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, esteve na Delegacia Geral para entregar um dossiê ao Delegado Geral, Bruno Fraga, sobre a suspeita de que o EC Iranduba Amazônia esteja envolvido na potencial manipulação da partida disputado no dia 12/02/2023, contra o Amazonas FC, pela série A, do Campeonato Amazonense.
Acompanhado do diretor jurídico da FAF, Hugo Ribeiro, Rozenha entregou um dossiê com uma síntese das evidências relatadas pela empresa Sportradar, a pedido da (Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e requereu a instalação de um inquérito policial para apurar infração penal praticada por atletas, dirigentes do Iranduba Amazônia e outros envolvidos.
“É inadmissível que no esporte mais popular do mundo, condutas como a praticada pela Iranduba sejam aceitas. Vamos coibir a prática delituosa e salvaguardar a ordem pública. Queremos identificar cada um dos envolvidos, pelos crimes de Estelionato (artigo 171 do Código Penal) e outros que possam surgir no transcurso das investigações”, disse o presidente.
O Delegado Geral, Bruno Fraga, garantiu que vai empreender a diligências para verificar a veracidade do fato: “Constatando o crime, iremos entregar para a justiça para que os eventuais criminosos sejam responsabilizados”, afirmou.
Decisão Administrativa
A Federação Amazonense de Futebol (FAF), diante dos indícios constatados, decidiu suspender preventivamente o Iranduba por 2 (dois) do Campeonato Amazonense de Futebol anos e aplicou multa no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais).